quarta-feira, 7 de maio de 2008

Capítulo 6 - Planejamento de venda:

É preciso ter um bom planejamento que envolva três fases:

Treinamento,elaboração de material de apoio e desenvolvimento do plano de ataques.

A primeira fase do treinamento é vivenciar a aquisição de patrocínio de alguns eventos.

Caso não seja possível passar pela experiência da compra de um evento,pode-se analisar a compra de qualquer outro produto,desde que envolva uma quantia razoável do orçamento da empresa e também um período de pelo menos um mês de negociação.

No estudo do mercado de eventos é preciso analisar os números do setor, a concorrência, o processo de decisão e a organização de eventos e suas etapas.

Elaboração de material de apoio:

É preciso elaborar um documento que apresente o evento de forma profissional,este documento pode ser feito de várias formas,tais como folheto elaborado e impressão gráfica,slides etc.

Apresentação institucional da empresa promotora,conceito do evento;

A empresa deve se apresentar através de sua história para justificar a abertura do negócio.Após a apresentação da empresa e sua história é preciso deixar claro qual é o conceito principal do evento, contendo o tema central,missão,objetivo principal do evento,objetivos secundários,público-alvo.

Dados que justificam o evento:

Algumas empresas justificam a existência de seus eventos utilizando-se de dados divulgados por institutos especializados em pesquisas de mercado.Outra fonte de informações podem ser usadas,como artigos publicados em revistas,jornais etc.A empresa pode também,realizar uma pesquisa própria pra comprovar a importância do evento.É preciso definir o público-alvo e o perfil dos convidados,local mais adequado para o evento,datas,atividades,palestrantes,programação.

É preciso estar atento as cotas de patrocínio,benefícios e valores pois devem ser descritos de forma clara e abrangente.

Um comentário:

Cidadão Cão disse...

Bom resumo! Agora, vamos arrebentar na palestra, no presentation e no preenchimento do formulário da lei.